Características e evolução da insuficiência cardíaca chagásica

Portadores de doença de chagas com IC, mesmo jovens, tem pior qualidade de vida e correm mais risco demorte do que tem IC de outra etiologia

08/03/2018 | 08:01

Felix Ramires *

Doença de chagas
Foto: NERYX / istock

Apesar de milhões de indivíduos estarem infectados no mundo, em especial na América Latina incluindo o Brasil, a doença de Chagas ainda é uma doença negligenciada.

Estima-se que aproximadamente 30% dos indivíduos contaminados são afetados por algum acometimento cardíaco. Destes, 10% irão desenvolver alguma disfunção importante do órgão.

O presente estudo analisou a evolução dos pacientes que apresentaram problema do coração causado por diferentes doenças, incluindo a doença de Chagas. A agressão ao coração levou a disfunção do órgão e insuficiência cardíaca (IC).

Leia mais: Controlando complicações nas cirurgias não cardíacas na palma da mão

O estudo incluiu 2552 pacientes do Brasil e de outros países da América Latina. Eles foram randomizados em dois grandes grupos de insuficiência cardíaca, o estudo PARADIGM-HF e o estudo ATMOSPHERE.

Os estudos avaliaram o tratamento mais atual recomendado para pacientes com insuficiência cardíaca de diferentes causas, todos com perda da função do coração e insuficiência cardíaca.. Os grupos foram divididos em pacientes com miocardiopatia isquêmica (causada por doença coronária – 1057 pacientes), miocardiopatia pela doença de Chagas (195 pacientes) e com outras miocardiopatias (1300 pacientes),

A análise revelou que os pesquisados com miocardiopatia por doença de Chagas, todos com tratamento para IC atual recomendado, apesar de mais jovens e com menos doenças associadas tiveram pior qualidade de vida — mais hospitalizações e maior mortalidade — comparados com os portadores de outras miocardiopatias.

A avaliação é de fundamental importância, visto ser a doença de Chagas prevalente no Brasil e ainda negligenciada, apesar de vir se mostrando de pior evolução em comparação com outras miocardiopatias. Ela Revela a necessidade de mais investimento em pesquisa, especificamente nesta população de pacientes.

* Médico Assistente Unidade de Miocardiopatias


Referência Bibliográfica

  1. Shen et al; Chagas’ Disease and Outcomes in Heart Failure – Circ Heart Fail. 2017;10:e004361. DOI: 10.1161/CIRCHEARTFAILURE.117.004361

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.


Publicidade
back-top