Como prevenir as complicações da pressão alta

O tratamento é diário e para toda a vida e inclui não só medicamentos, mas também hábitos saudáveis de vida

05/02/2018 | 07:27

Medidor de pressão
Foto: frolicsomepl / pixabay

Os medicamentos para controle da pressão são de duas classes: diuréticos e bloqueadores. Os diuréticos aumentam a eliminação de sal e líquidos pelo rim, além de ajudar a dilatar mais os vasos. Os bloqueadores de liberação de adrenalina, do sistema renina-angiotensina e os bloqueadores da entrada de cálcio na parede dos vasos também ajudam estes últimos a ficarem mais dilatados.

Todos eles, usados isoladamente ou combinados, auxiliam no controle da pressão e podem reverter as alterações produzidas pelas complicações da doença, como a insuficiência cardíaca. Ao abaixar os níveis da pressão arterial, os medicamentos também podem evitar eventos extremos como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Os benefícios do tratamento medicamentoso serão maiores, quanto mais precocemente for iniciado, alerta o diretor da Unidade de Hipertensão Arterial do InCor, Luiz Aparecido Bortolotto. O médico e pesquisador chama a atenção para a outra parte importante dos cuidados com a hipertensão que é a prática de hábitos mais saudáveis de vida.

São considerados entre esses hábitos, a atividade física regular — trinta minutos por dia, cinco vezes por semana –, sempre sob orientação médica. São outras recomendações a perda de peso, quando o indivíduo for obeso, ou o controle do peso, se a pessoa não tem massa corporal excessiva e a redução do consumo do sal para o máximo de cinco gramas diárias.

O teste a seguir vai ajudá-lo a lembrar dos aspectos mais importantes sobre a hipertensão arterial, sua característica, fatores de risco e a importância do tratamento. Confira cada questão e, no final, confirme o que aprendeu conhecendo as respostas corretas.

Analise cada questão e dê a resposta que achar mais adequada.

O que é hipertensão arterial?  

Quais partes do corpo são afetadas pela pressão arterial elevada?          

Quais seriam os fatores de risco para uma pessoa se tornar hipertensa?                

A hipertensão arterial causa que sintomas?          

O que eu faço para saber se tenho pressão alta se eu não sinto nada diferente?        

Como é feito o diagnóstico da hipertensão arterial?          

Quais as principais complicações que a hipertensão arterial pode causar quando não é tratada?          

Como é o tratamento da hipertensão arterial e quais seus benefícios?        

Veja Também

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.

Publicidade
back-top