Como usar seus medicamentos de forma segura

Os remédios se destinam a tratar ou prevenir doenças, mas para isso precisam ser usados corretamente

03/08/2017 | 17:02

Sonia Lucena Cipriano e Mariana Galante*

Foto: Shutterstock

O primeiro cuidado de quem faz algum tratamento medicamentoso é seguir sempre as orientações da receita. Se puder escolher os horários para tomar os remédios, procure combiná-los com atividades rotineiras, como, antes ou depois do café da manhã, do almoço e do jantar ou ao se deitar. Definido o horário, mantenha a rotina todos os dias. Se o medicamento foi prescrito para ser tomado em jejum, o horário escolhido deve ser de no mínimo 30 minutos antes da primeira refeição do dia ou duas horas após qualquer refeição.

Utilize sempre um copo cheio de água quando tomar seus medicamentos para proteger seu estômago. A água também facilita a ação do medicamento. Evite leite, refrigerante, suco ou chá quando for tomar algum remédio, porque essas bebidas podem alterar o efeito do medicamento. Não é indicado consumir bebidas alcoólicas durante o período do tratamento com medicamentos. A mistura pode alterar o efeito esperado ou mesmo representar riscos à saúde. Não corte ou mastigue comprimidos e nem abra as cápsulas, a menos que tenha sido essa a orientação do médico ou farmacêutico. Informe sempre seu médico ou profissional da saúde se tiver algum tipo de alergia.

Confira abaixo outros cuidados que se deve ter durante um tratamento medicamentoso, como, por exemplo, onde guardar os remédios, como lembrar dos horários e o que fazer quando esquecer de tomar algum deles no horário definido.

Onde guardar seus medicamentos

Sempre procure colocar o medicamento em local seco, protegido da luz e do calor. Evite guardar na cozinha (ambiente quente) ou no banheiro (ambiente úmido). Conserve a embalagem original para preservar a identificação do medicamento e poder consultar o prazo de validade. O local de armazenamento deve ser longe do alcance das crianças, para evitar intoxicações que podem levar à morte. Alguns medicamentos precisam ser guardados na geladeira (em temperaturas de 2 a 8 graus). Ao chegar em casa, retire o medicamento da bolsa térmica ou isopor utilizado para o transporte e guarde em uma prateleira da geladeira. Não o coloque na porta da geladeira ou no congelador. A variação de temperatura nos dois locais pode comprometer o efeito do medicamento.

Como se lembrar dos horários no dia-a-dia

Coloque despertador para tocar nos horários escolhidos para a tomada dos seus remédios. Ou escolha um dos aplicativos gratuitos de lembrete de horário para celular disponíveis nas lojas do sistema Android ou Apple. Eles permitem a inserção dos nomes dos medicamentos e horários das tomadas. Você receberá um alerta avisando quando é a hora de tomar cada um. Peça auxílio ao farmacêutico se quiser elaborar uma tabela de orientação, com os nomes dos medicamentos prescritos, os horários de tomar cada um e a quantidade a ser utilizada. Coloque em lugar de fácil visualização para não esquecer.

O uso de porta comprimidos é uma opção de organização para quem faz uso de vários medicamentos. Além de permitir separar as quantidades por horário, é prático de carregar e você não tem de ficar lembrando se pegou todos os remédios ao sair de casa. Sempre que for à consulta médica ou viajar, leve com você a receita ou a tabela de orientação do tratamento medicamentoso, além dos medicamentos.

O que fazer quando esquecer um dos horários

Tome assim que lembrar. Caso o tempo entre o horário esquecido e a próxima dose for menor de 4 horas, não tome o medicamento. Neste caso, aguarde para tomar no próximo horário. NUNCA tente compensar horários perdidos tomando o dobro da quantidade prescrita na próxima vez!

Efeitos que os medicamentos podem me causar

Junto com os benefícios, o tratamento medicamentoso pode trazer reações desagradáveis, conhecidas como efeitos colaterais. Entre eles, por exemplo, alergia, insônia, náusea, suor excessivo, tremor, cansaço, diarreia, sonolência, falta de apetite, ansiedade, bocejo, boca seca. Vale a pena consultar o médico ou o farmacêutico sobre esses efeitos porque algumas reações podem ser evitadas.

O que checar ao comprar ou receber o medicamento

Confira o nome, dosagem e quantidade com a sua receita. Não compre ou aceite na Farmácia ou em casa medicamentos amassados, rasgados, sem rótulo, com o nome apagado ou o lacre aberto. Observe sempre a data de validade dos medicamentos e nunca utilize medicamentos vencidos para não colocar em risco a sua saúde.

Não saia com dúvidas de sua consulta! Pergunte ao seu médico

  • Os nomes dos medicamentos receitados
  • Para que serve cada medicamento
  • Em que horários devem ser tomados
  • Por quanto tempo
  • Qual reação aos medicamentos poderá ter
  • Quais deles são padronizados pelo SUS
  • Quais podem ser encontrados em serviços de dispensação gratuita

Em caso de dúvida, converse com o médico, farmacêutico ou enfermeiro!

Vias de administração: conheça o significado dessas siglas
VO = via oral Tomar pela boca
IM = intramuscular Injeção no músculo
EV = endovenoso Injeção na veia
IV = intravenoso Injeção na veia
SC = subcutâneo Injeção por debaixo da pele
TO = tópico Aplicação na pele
OD = olho direito Aplicação no olho direito
OE = olho esquerdo Aplicação no olho esquerdo
AO = ambos os olhos Aplicação em ambos os olhos

 

Aprenda como usar seus medicamentos de forma segura. Faça o teste.

* Diretora e Farmacêutica Chefe do Serviço de Farmácia, respectivamente.


Referência Bibliográfica

  1. Cipriano, Sonia Lucena et al. Recebi meu medicamento, e agora? Guia de orientações sobre medicamentos. São Paulo; Secretaria da Saúde; 2014.

  2. Pinto, Vanusa Barbosa et al. Cartilha “Saiba mais sobre seus medicamentos”. Comissão de Integração de Assistência Farmacêutica HCFMUSP. São Paulo, 4ª edição, 2016.

  3. Cipriano, Sonia Lucena et al. Folder “Como usar seus medicamentos?”. Serviço de Farmácia do Instituto do Coração HCFMUSP.

Veja também

26/11/2017 | Atividade Física

Alternativa não farmacológica para a HAS

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.

Publicidade
back-top