Efeitos do vasoconstritor em procedimentos dentais de restaurações e extrações em IC : resultados de um estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego (Teeth-HF Study)

06/11/2018 | 18:00

O número de pacientes acometidos por insuficiência cardíaca (IC) cresce anualmente, em razão direta do aumento da longevidade, fato que ocorre mundialmente. Patologias bucais como perda do elemento dental e periodontopatias têm sido relacionadas e apresentam alta prevalência em pacientes com IC. Estes indivíduos necessitam de atendimento odontológico. O uso de solução anestésica local com vasoconstritor para procedimentos odontológicos para esta população continua controverso, pois pode gerar riscos cardiovasculares adversos. Objetivo: Analisar dor e alterações hemodinâmicas em pacientes com insuficiência cardíaca, submetidos a procedimento odontológico sob anestesia local com ou sem epinefrina. Método: Estudo prospectivo, grupo paralelo, controlado, duplo-cego em pacientes com insuficiência cardíaca, fração de ejeção < 45%, classe funcional II e III/IV e com terapêutica otimizada foram randomizados para procedimentos odontológicos (restaurações ou extrações) usando de 1,8ml a 3,6ml solução anestésica de lidocaína a 2% sem epinefrina (LSE) ou a mesma dose de lidocaína com epinefrina 1:100.000 (LCE). Resultados: Setenta e dois pacientes (50 anos ± 10 anos, 62% do sexo masculino, portadores de IC foram alocados para LSE (n=36) ou LCE (n=36). Foram observadas diferenças significativas no desfecho primário (dor) para os grupos que receberam LSE e efetuaram extrações dentárias. Não foram observadas diferenças nos valores Resumo de pressão arterial e frequência cardíaca antes, durante e após o procedimento dental em ambos os grupos. Entretanto, quando os grupos foram analisados separadamente, a pressão arterial aumentou e a frequência cardíaca reduziuse significativamente em relação à fase basal, durante o procedimento. Conclusão: A solução anestésica local de lidocaína com epinefrina mostrou ser superior no controle da dor e segura para pacientes com insuficiência cardíaca. Tanto no grupo LSE como no LCE não ocorreram alterações significativas nos parâmetros hemodinâmicos. Clinical Trial: ClinicalTrials.gov NCT02228083.

Descritores: insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, lidocaína, epinefrina, anestesia, extração dentária, restauração dentária permanente, vasoconstritor.

Quaresma SET. Efeitos do vasoconstritor em procedimentos dentais de restaurações e extrações em IC : resultados de um estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego (Teeth-HF Study) [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2018.

Autor: Sergio Eduardo Tricta Quaresma
Programa: Cardiologia
Orientador: Prof. Dr. Edimar Alcides Bocchi
Data e local: 06 de novembro de 2019, no anfiteatro da Parasitologia – FMUSP.

Acesse a tese completa em PDF

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.


Publicidade
back-top