Infecção em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Descompensada: Mortalidade Hospitalar e Evolução

30/10/2018 | 08:00

Introdução

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome cujas formas avançadas têm mau prognóstico, que é mais agravado pela presença de comorbidades.

Métodos

Estudamos 260 pacientes consecutivos que internaram em na unidade do InCor com IC descompensada. Avaliamos a presença de infecção e de outras morbidades. Avaliaram-se mortalidade hospitalar e evolução após a alta. A chance de óbito foi estimada pela análise de regressão logística univariada para as variáveis estudadas.

Resultados

Infecção é uma comorbidade frequente entre os pacientes com IC internados para compensação, causando um aumento da mortalidade durante a hospitalização. Entretanto, após a alta, os pacientes inicialmente com infecção apresentaram melhor evolução.

Link do artigo: http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2018/v11004/pdf/11004011.pdf


Referência Bibliográfica

  1. Cardoso JN, Del Carlo CH, Oliveira MT, Ochiai ME, Kalil R, Barretto ACP. Infecção em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Descompensada: Mortalidade Hospitalar e Evolução. Arq Bras Cardiol. 2018; 110(4):364-370.

     

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.


Publicidade
back-top