Modelo de coração vivo

InCor colabora com mais de 100 centros de pesquisa que usam a plataforma de desenho em 3D Dassault para simular doenças cardíacas e técnicas de cirurgia

23/04/2018 | 08:31

Um contrato de parceria firmado em janeiro de 2018 entre a empresa francesa de software de desenhos em 3D Dassault e o InCor — por meio do seu programa InovaInCor –, permitirá aos pesquisadores da Divisão de Cirurgia Cardiovascular trabalhar com a plataforma The Living Heart Project, um modelo virtual do coração. A ferramenta, uma das mais avançadas disponíveis hoje, permite reconstruir o músculo cardíaco acometido de doenças, a partir de exames de imagens e antecipar o impacto das terapias cirúrgicas no órgão com precisão de até 98%. Com a nova parceria, o InCor passa a fazer parte de um grupo de cerca de 100 centros de pesquisas que trabalham em colaboração com a plataforma, entre eles, a Universidade de Stanford, de Massachusetts e Carolina do Sul, a Intel e o FDA (Food and Drog Administration).

A plataforma The Living Heart Project contempla a caracterização de diversas doenças cardíacas e de procedimentos cirúrgicos na área de doenças valvares e de arritmias tratadas com implante de marca-passo. O InCor deve contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da plataforma com sua expertise em novas tecnologias de simulação para aplicação em situações reais de treinamento; e, também, com sua experiência na implementação de novas metodologias para o engajamento de pacientes e cuidadores no tratamento, com boas práticas de humanização. Em contrapartida, o InCor terá um recurso de última geração em computação gráfica para treinamento virtual de cirurgiões. “Estamos colocando o Brasil na fronteira do conhecimento não apenas como um potencial consumidor dessa tecnologia, no futuro próximo, mas como um desenvolvedor de seu potencial máximo para a medicina”, diz o Diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do InCor, Dr. Fábio Jatene.

A plataforma será usada, ainda, como recurso didático para explicar detalhes da doença ao paciente e como será feita a intervenção cirúrgica em seu coração. “A expectativa é de que esse acesso tenha efeito positivo na adesão ao tratamento e na segurança do paciente com relação ao procedimento pelo qual irá passar”, explica o Dr. Francismar Vidal, cirurgião e gerente de P&D no INOVAInCor.

A Dassault tem mais de 60 anos e é uma das maiores empresas do mundo no setor de aviação, além de atuar na área de computação gráfica com sistema próprio de desenho assistido por computador CAD – denominado CATIA, um software de desenhos 3D. Graças à funcionalidade do produto, a empresa criou em 1981 a Dassault Systemes, atingindo a liderança mundial na criação de softwares de desenho e prototipagem em 3D, bem como em soluções para gerenciamento de ciclo de vida do produto.

O INOVAInCor foi criada para alinhar o acervo científico do Instituto do Coração, que é grande e diversificado, à demanda global pela transformação de conhecimento em inovação tecnológica. O programa cumpre essa missão aproximando as equipes de pesquisa básica e aplicada do Instituto às áreas de desenvolvimento e inovação de empresas globais com projetos e interesses científicos afins.

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.


Publicidade
back-top