O que fazer para ter uma pele saudável

Cabe a ela controlar nossa temperatura, produzir vitaminas e servir de barreira contra a invasão de micro-organismos

10/01/2018 | 14:51

Foto: Shutterstock

A pele é o maior órgão do nosso corpo e uma de suas principais funções é protegê-lo do ataque de agentes externos, infecciosos, além de controlar nossa temperatura e produzir vitaminas como a D, obtida com a exposição à luz solar. Mas, para executar essas atividades é fundamental que suas camadas –epiderme externa, derme e hipoderme — permaneçam íntegras.

Para tanto, devemos mantê-la sempre limpa, hidratada e protegida dos raios solares. No banho, o ideal é a utilização de sabonetes líquidos, com pH mais próximo do fisiológico (ácido), aplicado sobre a superfície do corpo apenas uma vez ao dia e enxaguado com água norma. Como a pele perde água e óleo durante a limpeza com sabonete, devemos aplicar creme hidratante em toda superfície corporal, para repor o que foi perdido.

Fonte: www.paulinelyrio.com.br/single-post/2016/09/21/camadas-da-pele

Para finalizar, antes de sair de casa para o trabalho ou caminhar no parque ou mesmo para uma ida rápida ao supermercado, é recomendado aplicar um protetor solar sobre a pele. Pessoas que ficam por um tempo prolongado sob a luz de ambientes fechados — escritórios, escolas, hospitais — também devem passar o protetor nas regiões da pele que ficam expostas.

A Coordenação de Enfermagem do InCor mantém um grupo de estudos sobre cuidados com a pele, com o objetivo de promover ações profiláticas e terapêuticas nos pacientes internados. Para isso, realiza visitas técnicas à beira do leito. São responsáveis técnicas pelo grupo as enfermeiras Estomaterapeutas Ticiane Campanili e Luiza Marques. No entendimento do grupo, o corpo humano deve ser respeitado em sua totalidade, e hábitos saudáveis devem ser orientados e incentivados aos pacientes, sendo o primeiro deles, o cuidado com a pele.

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.

Publicidade
back-top