Alessandro Wasum Mariani*
A Bronquiectasia é uma doença pulmonar caracterizada pela dilatação anormal e permanente dos brônquios central e médios, em decorrência de um circulo vicioso de depuração deficiente do muco e microorganismos, infecção e inflamação extensivas. Ela tem alto impacto na qualidade de vida do portador, podendo causar desde sintomas leves, tais como, tosse e halitose, até situações graves como infecções pulmonares, sangramento e insuficiência pulmonar.
O tratamento cirúrgico é uma alternativa já bem estabelecida para pacientes que evoluíram com complicações como hemoptise ou infecções de repetição. Até a realização deste trabalho, porém, não existia comprovação sobre a melhora da qualidade de vida no pós-operatório.
Leia mais: Como prevenir as complicações da pressão alta
Para este estudo foram recrutados 53 pacientes candidatos a tratamento cirúrgico (ressecção do tecido pulmonar afetado). Tais pacientes foram seguidos com investigação da qualidade de vida no pré-operatório, assim como no terceiro e nono meses do pós-operatório. Com a realização da pesquisa conseguimos comprovar a melhora da qualidade de vida dos pacientes com bronquiectasias tratados com cirurgia, e não só. Também demonstramos que mesmo com a retirada de parte do pulmão, a cirurgia não ocasiona perda da função pulmonar.
* Professor Colaborador da Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Referência Bibliográfica
-
Vallilo CC, Terra RM, de Albuquerque AL, Suesada MM, Mariani AW, Salge JM, da Costa PB, Pêgo-Fernandes PM.Lung resection improves the quality of life of patients with symptomatic bronchiectasis. Ann Thorac Surg. 2014 Sep;98(3):1034-41.