Tendências da tecnologia digital para atendimentos em saúde

Os destaques do maior evento de e-health dos Estados Unidos, a feira Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)

07/05/2018 | 20:32

Guilherme Rabello*

Tecnologia
Foto: Natali_Mis / iStock

A equipe do InovaInCor, que atua em projetos de inovação do Instituto do Coração e da Fundação Zerbini, esteve na Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), em março último, a maior conferência de tecnologia da informação dos Estados Unidos e o principal evento mundial de e-Health. Nesta edição de 2018, a HIMSS reuniu cerca de 1.300 empresas expositoras e mais de 43 mil visitantes para os lançamentos de softwares e plataformas digitais voltados para área de saúde. Entre os destaques, soluções baseadas em inteligência artificial (AI) e aprendizado de máquina (Machine learning) predominaram. Teve, inclusive, um simpósio especialmente dedicado a este tema. Ficou mais evidente o uso dos softwares e sistemas de inteligência cognitiva introduzidos em anos anteriores, como o Watson da IBM, em aplicações de reconhecimento de voz voltados para a saúde.

Assistentes inteligentes estão com configurações mais profissionais, podendo acelerar o fluxo de trabalho em uma variedade de campos, desde o atendimento simples em centrais de suporte ao paciente, até a interação com médicos e enfermeiros durante processos de triagem e consulta ambulatorial. E tal como estamos notando o avanço de interfaces como a Siri (Apple) e Alexa (Amazon), apenas para citar as duas mais conhecidas, outras soluções estão incorporando o reconhecimento de voz e usando a AI, Machine Learning e Deep Learning para extrair valor das informações trocadas por voz e reduzir as transcrições, que geram erros e consomem tempo. Tudo indica que este será um dos campos mais promissores nos anos à frente na área de saúde.

Cibersegurança

Até que ponto o setor de assistência médica e saúde pública avançaram na segurança cibernética? Esta foi uma das questões sobre Cybersecurity Survey do relatório de 2018 do HIMSS, que incluiu prestadores de cuidados de saúde, fornecedores e consultores. A maioria dos entrevistados (75,7%) declarou que suas organizações experimentaram ao menos um incidente de segurança significativo. Para as organizações que enfrentaram um incidente recente de segurança significativo, o ponto inicial de falha na segurança foi, de longe, o e-mail, segundo 62% dos entrevistados.

Computação Visual

A computação visual, que abrange a realidade virtual ou aumentada, também foi destaque, com vários aplicativos voltados para treinamento, educação, experiência do paciente, redução do estresse em casos de dor, avaliação pré-cirúrgica e simulação, entre outros.

Um último destaque foi a palestra de abertura do consultor técnico e ex-presidente executivo da Alphabet Inc., Eric Shimidt, sobre o tema: Technology for a Healthier Future: Modernization, Machine Learning, and Moonshots, que pode ser vista no YouTube.

* Gerente Comercial e de Inteligência de Mercado do InovaInCor – InCor / Fundação Zerbini.

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.


Publicidade
back-top