Terapia-alvo intrapleural (anti-VEGF e anti-EGFR) em modelo de derrame pleural maligno

28/05/2018 | 08:18

RESUMO

Introdução

São poucas as opções de tratamento do derrame pleural maligno e os fármacos administrados por diferentes vias podem levar a um microambiente menos permissivo para o desenvolvimento de doenças pleurais malignas. O objetivo desse estudo foi de analisar terapias, por via intrapleural, na doença pleural maligna e avaliar a presença de mutação EGFR ou KRAS, em linhagem de adenocarcinoma de pulmão (Lewis Lung Carcinoma – LLC).

Material e métodos

Camundongos receberam células LLC e foram tratados com anti-VEGF, anti-EGFR, anti-VEGF + anti-EGFR ou solução salina intrapleural. Foram avaliados sobrevida, peso, mobilidade, volume do derrame pleural, além da bioquímica e da imunologia da expressão gênica e mutação do KRAS e EGFR.

Resultados

Todos os animais desenvolveram derrame maligno e apresentaram perda de peso progressiva, sem diferença entre os grupos. No entanto, os grupos tratados com anti-EGFR eram mais ativos. Não houve diferença na mortalidade. O aumento temporal de volume e marcadores inflamatórios no líquido pleural foi observado principalmente no grupo não tratado. Houve superexpressão dos genes VEGF, EGFR e KRAS nos tumores, em comparação com tecido normal, além da mutação no exon 2 do gene KRAS.

Conclusões

A terapia alvo anti-VEGF e/ou anti-EGFR intrapleural reduziu o volume e mediadores inflamatórios no líquido pleural. Anti-EGFR e anti-VEGF + anti-EGFR diminuíram a morbidade, embora sem impacto na sobrevida. Os tumores LLC apresentaram mutação KRAS, isso poderia ter influenciado negativamente a ação dessas terapias.


Referência Bibliográfica

  1. Acencio MMP, Puka J, Alvarenga VA, Martins V, de Carvalho MLP, Marchi E, Capelozzi VL, Teixeira LR. Intrapleural targeted therapies (anti-VEGF and anti-EGFR) in the model of malignant pleural effusion. Oncotarget. 2017 Sep 28; 8(62):105093-105102.

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.


Publicidade
back-top