Tomografia computadorizada na pneumonite de hipersensibilidade crônica: principais achados, diagnósticos diferenciais e pitfalls

29/05/2018 | 08:33

RESUMO

Introdução

A pneumonite de hipersensibilidade (PH) é uma doença com apresentação clínica variável, na qual a inflamação no parênquima pulmonar é causada pela inalação de antígenos orgânicos específicos ou de baixo peso molecular em indivíduos geneticamente suscetíveis. Alterações da PH aguda, subaguda e crônica podem eventualmente se sobrepor, e o diagnóstico baseado na temporalidade e na presença de fibrose (PH aguda / inflamatória versus PH crônica) parece ser mais viável e útil na prática clínica. O diagnóstico diferencial da PH crônica com outras doenças fibróticas intersticiais é desafiador, devido à sobreposição da história clínica e dos achados funcionais e de imagem dessas patologias em seus estágios terminais. Áreas cobertas: este artigo analisa as características essenciais da PH com ênfase na análise de imagem. Além disso, as principais limitações metodológicas da interpretação de tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) são discutidas, bem como novas perspectivas como a análise volumétrica e quantitativa da TC como ferramenta útil para analisar informações detalhadas e precisas do parênquima pulmonar.

Material e Métodos

Artigo de revisão da literatura.

Conclusões

A atenuação do mosaico é uma característica proeminente dessa doença, mas o aprisionamento aéreo na PH crônica parece ser superestimado. A análise quantitativa tem o potencial de estimar o envolvimento do parênquima pulmonar com maior precisão e tem o potencial de correlacionar-se melhor com a função pulmonar.


Referência Bibliográfica

  1. Dias OM, Baldi BG, Pennati F, Aliverti A, Chate RC, Sawamura MVY, Carvalho CRR, Albuquerque ALP. Computed tomography in hypersensitivity pneumonitis: main findings, differential diagnosis and pitfalls. Exp Rev Respir Med 2018;12(1)
    http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17476348.2018.1395282

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.


Publicidade
back-top