Um hospital amigo da população idosa

Ações de orientação aos pacientes e acompanhantes certificam o InCor com o Selo do Idoso

07/08/2017 | 14:54

Foto: Shutterstock

Mais da metade da população atendida no Incor (55%) está acima dos 60 anos. A preocupação com esse público motivou a Instituição a desenvolver uma série de ações entre seus funcionários e o público em geral, para gerar empatia e aumentar a compreensão sobre as limitações que afetam os idosos. A iniciativa acabou por garantir ao InCor, em 2016, o nível intermediário do Selo Hospital Amigo do Idoso, uma certificação da Secretaria Estadual da Saúde voltada para os hospitais que buscam valorizar e preservar a autonomia dessa população.

A ação voltada para a terceira idade tem como objetivo principal melhorar a condição de vida de quem está ficando mais velho, explica a fisioterapeuta Silvia Gaspar, responsável técnica do Serviço nas Unidades de Internação Geral do InCor. Tais ações incluem, além dos funcionários e pacientes atendidos no Incor, também o público em geral. Por exemplo, para chamar a atenção sobre o risco de quedas na população idosa os Serviços de Fisioterapia do ICHC e do InCor, juntamente com as equipes de Farmácia, Nutrição e Serviço Social, participam anualmente, no mês de junho, da Semana Mundial de Prevenção de Quedas.

Durante esta atividade os profissionais criam dinâmicas, que incluem estações/circuitos, nas quais os idosos são orientados sobre situações do cotidiano e cuidados na prevenção de quedas, atingindo o público do hospital e a população em geral. Por exemplo, no ano passado, a atividade da Fisioterapia utilizou maquetes, mostrando os perigos que o idoso enfrenta dentro de sua casa, por exemplo, mantendo tapetes nos cômodos e também tratou do hábito de se levantar durante a noite para ir ao banheiro. A maquete incluía as adaptações que devem ser feitas no ambiente doméstico, como a fixação de corrimão nos corredores e de barras de apoio no banheiro, tanto no box como ao lado do vaso sanitário. Neste ano, o tema da semana foi a Dupla Tarefa. Além de prestar atenção no que está fazendo, o idoso deve evitar fazer duas coisas ao mesmo tempo porque a distração pode ser um fator de risco para a queda. Para sua demonstração a equipe do InCor simulou uma atividade vivencial em um supermercado, com prateleiras e produtos, para ensinar o idoso sobre o risco que ele corre ao olhar a lista de compras e pegar mais de uma coisa por vez na prateleira.

Para obter o nível inicial do Selo Hospital Amigo do Idoso, o Comitê Gestor do selo no InCor montou uma atividade chamada Túnel de Sensibilização, com o objetivo de melhorar a compreensão dos funcionários sobre as limitações dos idosos e gerar empatia entre eles. Foram realizadas experiências “sensoriais”, que colocaram colaboradores do InCor, literalmente, “na pele” de uma pessoa da terceira idade. “Trouxemos uma roupa que reproduz as limitações do envelhecimento para as pessoas entenderem como o idoso se sente”, diz Silvia Gaspar. “Foi um baque, porque ninguém tinha ideia do tamanho das dificuldades”.

Ao lado dessas ações, o Serviço de Fisioterapia desenvolve uma atuação de rotina para melhorar a condição do paciente idoso em movimento. Segundo Maria Ignez Zanetti Feltrim, diretora técnica do Serviço do Incor, os exercícios recomendados aos pacientes para o dia-a-dia são pensados para fortalecer o tônus muscular. “Ao longo do tempo os músculos do idoso que não se exercita vão se retraindo e perdendo força, o que compromete o equilíbrio. Por isso eles têm maior propensão para cair.” A orientação aos idosos inclui um folheto que contém exercícios de alongamento, de fortalecimento muscular e de flexibilidade”, resume Feltrim. Veja a seguir a série de exercícios que o idoso pode fazer semanalmente para melhorar sua musculatura e se tornar mais ativo.

Veja também

10/08/2017 | Cuidados com a Pele

O que fazer para ter uma pele saudável

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.

Publicidade
back-top