Xantomas de tendão de Aquiles associados com a presença e carga de aterosclerose subclínica coronária, na HF heterozigótica

04/04/2018 | 08:19

RESUMO

Introdução

Os xantomas de tendão de Aquiles são um marcador de exposição a longo prazo ao colesterol alto em pacientes portadores de hipercolesterolemia familiar (HF) e estão associados com a presença de doença cardiovascular. O objetivo desse estudo foi avaliar a associação do xantoma de tendão de Aquiles com a presença e a extensão da aterosclerose coronária subclínica, em pacientes portadores de HF heterozigótica.

Material e Métodos

102 pacientes HF diagnosticados por critério do US-MEDPED (67% com HF geneticamente comprovada), com mediana de LDL-C de 279 mg/dL (intervalo interquartil: 240 a 313), assintomáticos para doença cardiovascular, foram submetidos à angiotomografia de coronárias e mensuração do escore de cálcio coronário (CAC). A aterosclerose coronária subclínica foi quantificada por CAC, escore de estenose de segmento (SSS) e escores de envolvimento de segmento (SIS). A regressão de Poisson ajustada foi utilizada para avaliar a associação do xantoma de tendão de Aquiles com a carga de aterosclerose subclínica.

Resultados

Os pacientes com xantoma de tendão de Aquiles (n = 21, 21%) apresentaram maiores concentrações de LDL-C e lipoproteínas (a) [Lp (a)], bem como maiores escores de CAC, SIS e SSS

Conclusões

Xantomas de tendão de Aquiles estão independentemente associados à extensão da aterosclerose coronária subclínica, quantificada por angiotomografia de coronárias em pacientes portadores de HF.

 


Referência Bibliográfica

  1. Mangili LC, Miname MH, Silva PRS, Bittencourt MS, Rocha VZ, Mangili OC, Salgado Filho W, Chacra AP, Jannes CE, Pereira AC, Santos RD.Achilles tendon xanthomas are associated with the presence and burden of subclinical coronary atherosclerosis in heterozygous familial hypercholesterolemia: A pilot study.Atherosclerosis. 2017 Aug;263:393-397.

Receba novidades do InCor

Escreva abaixo seu nome e email para lhe enviarmos nossa newsletter semanal com as últimas atualizações do portal Referência InCor.


Publicidade
back-top